Laboratório faz campanha preventiva do Câncer de Próstata
07/08/2017 - 10h06 em Saúde

Muitas vezes silencioso, o câncer de próstata tem feito vítimas pelo mundo todo. E o grande problema é que, depois de avançada, a doença pode levar ao óbito.

Contudo, se descoberto  em sua fase inicial, as chances de cura do câncer de próstata são enormes, acima de 95%.

Pensando nisso é que o Laboratório Centermed promove, há 11 anos, uma mobilização de incentivo à realização do exame de sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico). De acordo com Roberto Dias Conceição Junior, biomédico do laboratório, esse é um dos dois exames que podem apontar que há algo de errado na próstata do homem.

“O PSA não exclui a necessidade de fazer o exame do toque. Na verdade ele é um exame complementar que pode auxiliar o médico no diagnóstico da doença”, explica.

Roberto Dias ainda reforça que a mobilização visa alertar aos homens sobre a necessidade da medicina preventiva. “Diferente das mulheres, que todos os anos passam pelos seus médicos ginecologistas, a maioria dos homens só procura o urologista quando já há sintomas bem evidentes. É preciso acabar com esse pensamento e os homens têm que entender a necessidade do acompanhamento médico como prevenção”.

Durante todo o mês de agosto, o Laboratório Centermed estará realizando, por um custo simbólico, exames de PSA. Para participar desta campanha basta o homem se dirigir até o laboratório, das 6h30 às 18 horas, de segunda a sexta e aos sábados, das 7 às 10 horas.

É importante destacar que a campanha vale para todas as unidades do laboratório: São João da Boa Vista (Rua Conselheiro Antônio Prado, 401), Águas da Prata (Rua Coronel Ernesto de Oliveira, 39), Santo Antônio do Jardim (Rua José Justino de Oliveira, 150) e Casa Branca (Rua Altino Arantes, 594).

Roberto Dias faz questão de ressaltar que a cura do câncer de próstata chega a mais de 95% dos pacientes que descobrem a doença logo no início.

Mas, infelizmente, afirma que muitos homens que fizeram a campanha nos últimos anos já chegam com o exame muito alterado. “Novamente destaco a importância da prevenção anual do homem. É preciso, todos os anos, fazer os exames necessários, evitando assim surpresas”.

Requisitos para o exame

O exame é indicado para homens acima de 45 anos. Para realizá-lo, o paciente deve estar há 3 dias sem relação sexual ou masturbação.

Não há necessidade de jejum alimentar.

 A doença

 O câncer de próstata, em geral, cresce muito lentamente e grande parte das vezes não produz sintomas na fase inicial. Porém, pode-se manifestar através de dificuldade em urinar ou urina escura, por exemplo, que é comum a outros problemas como hiperplasia benigna da próstata.

 Geralmente, o tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estágio desta doença, que quando descoberta precocemente, tem maiores chances de cura.

 Este tipo de câncer é mais comum a partir dos 65 anos de idade e é diagnosticado através de exames específicos como toque retal, exame de sangue ao PSA e confirmado através de biópsia, indicada pelo proctologista.

De acordo com a Prefeitura, 94 homens fazem tratamento oncológico de próstata na rede municipal de saúde. Vale ressaltar que neste número não estão incluídos pacientes que se tratam no sistema particular.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Propagandas